Dicas dos Negociadores
Dicas para iniciar uma carreira de sucesso em vendas

Como principiante em vendas, terá de confiar nos seus instintos. Contudo, existe um conjunto de atitudes e comportamentos que deverá estar predisposto a tomar:

  • Arrisque e aprenda a viver com as consequências (boas ou más);
  • Mantenha-se em constante aprendizagem;
  • Mantenha um desempenho consistente, mesmo quando a venda parece estar perdida;
  • Seja uma mais valia (para a sua empresa e, especialmente, para o seu cliente);
  • Seja uma pessoa amigável;
  • Apaixone-se pelo seu produto ou serviço;
  • Tenha paciência e dedique o tempo que for necessário para se tornar num grande vendedor;
  • Seja ambicioso!

Por mais que se esforce, nenhuma destas condições terá efeito se não acreditar em si próprio.

ACREDITE! Na área das vendas, a sua atitude e disposição mental têm um papel mais importante para atingir o sucesso, do que a sua competência ou o seu conhecimento do produto/serviço.

Fórmula mágica para o sucesso: ATITUTE + ENTUSIASMO + ESFORÇO E TRABALHO

 
Efeito do elástico

Você sabe que pode esticar um elástico e fazê-lo volta à sua forma inicial, sem o deformar. A essa propriedade chama-se resiliência. Nós, como seres humanos, se queremos ser eficazes temos que conseguir ser resilientes. Isto é, temos de ser capazes de agir em vez de reagir, de forma natural e sempre que encontramos pela frente um constrangimento.

DICA: Quando encontrar dificuldades, lembre-se do elástico. Pense nessa propriedade e desafie-se a ser resiliente. A sua eficácia vai ser claramente potenciada.

Dê corda aos sapatos!

 
Cartão de Visita

O cartão de visita foi inventado como auxiliar de memória. Isto significa que o cartão de visita é um suporte que facilita contactos futuros. Como tal, deve ser tratado como ferramenta comercial.

DICA: O seu cartão de visita tem de ser de fácil leitura. Deve conter os seus contactos todos, inclusive o telemóvel e a sua função, de forma clara. Deve mantê-lo em estado impecável. Não dobre cantos nenhuns, é "piroso"! Escolha o momento ideal para a troca de cartões. Reforce os benefícios da sua atitude de disponibilidade entregando o seu cartão ao seu interlocutor olhando-o fixamente nos olhos, transmitindo-lhe confiança, profissionalismo e dizendo-lhe algo positivo, do género: “No meu cartão tem o meu telemóvel. Pode contactar-me sempre que entender”. Por outro lado, quando receber o cartão do seu interlocutor segure-o com as duas mãos, dedique-lhe alguns segundos de atenção lendo-o e, em seguida agradeça, olhando-o novamente nos olhos.

Dê corda aos sapatos!

 
SUCESSO COMERCIAL 2011
COMO SE COMPORTARÁ O SEU CLIENTE:
• continuará a estar, ainda mais, informado, equipado e conectado.
• investirá no planeamento e controlo do seu orçamento familiar, adoptando comportamentos mais selectivos e inconstantes.
• assumir-se-á como único e quererá ser tratado como especial!
Ver Mais...
 
A Produtividade do vendedor perde-se na estrada

Apesar de hoje o país estar recheado de boas estradas, que proporcionam ligações mais rápidas. Apesar das tecnologias nos permitirem estar em contacto com o mercado em todo o lado, está provado que a maioria dos comerciais não têm as suas visitas organizadas de forma a evitar desperdícios desnecessários.

DICA: Organize a sua carteira de clientes em 3 grupos: A, B e C, atribuindo a cada um dos grupos a periodicidade que lhe garanta a efectividade das visitas, em vez de visitar os seus clientes em função do percurso do seu itinerário.
Tenha em atenção todos os aspectos que podem “complicar” os seus percursos para os clientes. Decida-os evitando constrangimentos de tráfego e outros.

Dê corda aos sapatos!

 
Atitude face ao mercado
Muitas empresas centram o desenvolvimento dos seus negócios no acto da venda. O dinheiro que entra na caixa registadora é o mais importante…
A atitude comercial dos comerciantes com futuro assenta na gestão da relação com os clientes: Antes, Durante e Depois da venda.
Uma equipa comercial verdadeiramente preparada para o sucesso deve, inequivocamente, estar orientada nesse sentido.
 
Saber surpreender
A globalização tem contribuído para que os produtores e os distribuidores ofereçam produtos ou serviços muito semelhantes. Muitas vantagens negociais estão na capacidade de surpreender a outra parte com propostas de colaboração inovadoras e capazes de estimular o actor mais importante neste processo: O CONSUMIDOR. A arma mais potente que qualquer negociador possui, independentemente do seu poder relativo, é ser capaz de provocar a curiosidade do seu interlocutor para algo surpreendente e com valor adicional.
 
Atitude face aos colegas
As empresas têm que desenvolver uma identidade corporativa consistente, essa identidade também se revela eficaz quando consegue integrar a atitude dos seus colaboradores no processo colectivo de satisfazer (surpreender) os clientes. Uma equipa com uma verdadeira atitude comercial moderna desenvolve-se através de um espírito de equipa presente e dinâmico.
 
Atitude face à missão da empresa
Todos os colaboradores, sobretudo aqueles que interagem com clientes, devem saber que as suas atitudes determinarão o sucesso ou insucesso da Empresa. A competitividade actual permite ao cliente trocar uma empresa ou loja por outra, apenas por questões de pormenor, como um sorriso ou uma “má cara”. Nunca foi tão válida a expressão: o comércio é a arte do detalhe.