Dicas dos Negociadores
Chá de cadeira

Embora cada vez menos frequentes, as longas esperas que algumas pessoas nos proporcionam, porque programam mal as suas reuniões, obrigando-nos a esperar muito tempo para além da hora marcada, não só prejudicam a nossa agenda como podem afectar negativamente o nosso estado de espírito. Como agir?

Existem 3 tipos de situações em que isto pode acontecer:

  1. o nosso interlocutor é "habitué" neste tipo de situações. Então a culpa é sua, porque já tinha tido ocasião de evitar as “secas” que ele lhe proporciona
  2. quando somos surpreendidos por uma situação imprevista
  3. situações em que nós próprios somos causadores do atraso

DICA: Quando programar uma visita pela primeira vez a um cliente, tente previamente avaliar como é que ele gere a sua agenda. Esta informação pode ser vital para que esse seu primeiro contacto não se transforme numa situação desagradável. Se for surpreendido por uma espera anormal e, como tempo é dinheiro, tome uma das seguintes decisões: ou tem tempo disponível para fazer outras coisas e possui garantias de que o seu estado fisiológico não está a receber uma carga negativa, ou seja capaz de sugerir a alteração do dia e hora da reunião, para que desta forma não afecte a reunião seguinte. Quando tal não for de todo possível, porque teve uma grande deslocação, ou porque é importante para si que a reunião ocorra nesse dia, auto-motive-se! Normalmente facilita pensar em aspectos positivos não permanecendo demasiado tempo sentado. Nunca partilhe estados de espírito negativos com colegas de profissão sentados junto a si ou com as Assistentes, pois vai sofrer! Se você foi o causador do atraso, nunca telefone a pedir desculpa por ir chegar atrasado. Um profissional não desce a esse nível, pois a sua obrigação é ser pontual e prever todo o tipo de incidentes. Assim, é muito mais eficaz telefonar a sugerir uma nova data e hora de reunião, propondo inclusive que a mesma pode ocorrer ainda no próprio dia. A argumentação tem que ser sempre fundamentada numa atitude comercial positiva e nunca num queixume. Ex. “Estive numa reunião em que surgiram aspectos muito importantes, a qual não pude interromper” e nunca “Apanhei muito trânsito”. O sucesso pode ser uma boa desculpa, a lamechice nunca!

Dê corda aos sapatos!

 
Rentabilize o seu tempo

Não deixe que o seu receio pela falta de tempo comprometa a realização de alguma tarefa, tornando-se assim num obstáculo para a sua vida.

Faça o que fizer, o tempo não irá parar! Compete-lhe gerir da melhor forma as suas ferramentas e os meios adequados a cada momento, de forma a que o seu tempo seja mais rentável.

 
Deixe-se contagiar por atitudes vencedoras

Você poderá não vencer todos os seus desafios, mas sempre poderá e deverá dar o seu melhor!

Aproxime-se das pessoas que estão sempre dispostas a dar pelo seu melhor. O sucesso e o fracasso são contagiantes!

 
Treine-se a apreciar e a encorajar os outros
Não seja forreta a elogiar. Não deixe sair um cliente da loja sem uma palavra sincera de apreço. Já não basta dizer “obrigado”. Foque-se também naquilo que os seus subordinados, colegas e os seus chefes têm de positivo e não nos seus defeitos. Tente apanhar as pessoas a fazerem coisas bem feitas. Acertar é humano! Verá que, mais tarde ou mais cedo, eles acabarão por fazer o mesmo consigo… Em conjunto criarão um clima geral positivo na loja, e isso vê-se!
 
Centre-se nas soluções e não nos problemas
Os optimistas resolvem problemas e são perseverantes. Os pessimistas queixam-se dos problemas e desistem facilmente! Um pessimista é alguém que vê uma calamidade numa oportunidade. Um optimista é alguém que vê uma oportunidade em cada calamidade. Encare cada reclamação como uma oportunidade para melhorar o nível de serviço e para brilhar. Lembre-se que quando um cliente reclama é sinal que ainda se importa com a sua loja. Ele pode estar a dar-lhe, provavelmente, a última oportunidade de continuar cliente. Não a desperdice!
 
Saia da sua “zona de conforto”
Admita novas perspectivas e pontos de vista. Não se deixe acomodar porque vê muita gente a dizer que “isto está mau”! Deixe-os a eles entretidos a queixarem-se e faça coisas diferentes. Seja criativo. Já reparou que todos os dias surgem negócios novos e que todos os dias morrem negócios velhos? Olhe para a frente! O mercado não acabou, apenas evoluiu!
 
Use o sentido de humor

O humor é o caminho mais curto entre duas pessoas. Os portugueses, quando querem, sabem usá-lo com grande eficácia. Utilize-o desde logo para criar um ambiente positivo entre os seus Colaboradores. Esse clima transmitir-se-á aos seus Clientes. Já pensou na vantagem que pode ter se os seus clientes (que provavelmente também se queixam que têm vidas difíceis e stressantes) souberem que na sua loja encontram sempre um ambiente positivo que os dispõe bem?

Para eles isso não tem preço! E para si, ainda por cima, não tem custo! Desafie a realidade!

 
Cultive uma atitude optimista
Adoptar e cultivar uma atitude optimista é, acima de tudo, uma atitude inteligente, tanto do ponto de vista pessoal como profissional.
 
Seja um Comercial Optimista

Através de uma atitude positiva, o indivíduo está em melhores condições para encetar uma investigação que permitirá perceber os motivos reais que levaram a que não tivesse alcançado os seus objectivos. Apesar de poder concluir que se tratou de questões que ultrapassam a sua esfera de responsabilidade pessoal, um comercial optimista nunca cruza os braços, tendo aprendido a desenvolver estratégias de auto-motivação.

Adoptar um discurso interno positivo, saber e ser capaz de apreciar e encorajar os outros, centrar-se nas soluções e não nos problemas, saber sair da sua zona de conforto, saber usar o humor e a criatividade. 

Está provado que as pessoas optimistas apresentam menor número de episódios de doença, recuperação mais rápida, menores níveis de stress, têm maior percepção de apoio social, um pensamento mais construtivo e maior satisfação com a vida. 

 
Tenha um pensamento positivo
A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos. Se se esforçar por pensar de forma positiva, acabará por se sentir mais feliz e transmitirá aos clientes uma atitude positiva que os fará gostar de virem à sua loja.