Dicas dos Negociadores
Emails

Dica importante: um email é um documento. Sendo o email uma ferramenta de comunicação cada vez mais utilizada nas interacções comerciais lembre-se que ela nunca deve ser utilizada “à pressa”, para substituir uma visita ao terreno e, muito menos, para efectuar uma negociação! O email não revela as emoções facilmente. O email não sabe rir, nem chorar. Por isso, o email nunca é tão rico como o contacto directo. No entanto, se for mal escrito, se contiver erros, gralhas ou até informação delicada, ele não só poderá prejudicar a sua imagem como vir a criar-lhe problemas.

DICA: existem técnicas para redigir emails comerciais eficazes. Aprenda-as. Consulte o livro “Negociar & Vender”.

 
Testável
Uma campanha de direct mail admite a realização de testes prévios a várias hipóteses de mailing. Em função dos resultados será escolhida a que tiver mais eficácia.
 
Aperfeiçoável
Pela análise dos resultados de uma campanha, a seguinte pode ser modificada, melhorada, aperfeiçoada. E o seu planeamento pode ser feito em tempo útil.
 
Mensurável
A publicidade directa origina respostas directas. É sempre possível e fácil conhecer a exacta rendibilidade das campanhas.
 
É de fácil resposta
Para além de toda a informação pertinente, o direct mail pode e deve conter um elemento de resposta (cupão ou sobrescrito, RSF, remessa livre, etc.). O destinatário é, assim, convidado a responder.
 
Planeável
Pode escolher a altura ideal para enviar os seus mailings. Se quiser divulgar um evento que decorra em vários pontos do país, em datas distintas, o direct mail é o meio mais indicado.
 
Perdurável
Uma mensagem enviada por direct mail permanece sempre à mão, durante todo o tempo que o interessado quiser e sem nunca perder a eficácia.
 
Versátil
Quase tudo quanto possa ser distribuído pelo correio pode integrar uma campanha de direct mail. Se quiser divulgar tecidos de decoração, porque não enviar uma ou várias amostras?
 
Difícil de Ignorar
O direct mail dificilmente passa despercebido. Um mailing sobre uma nova unidade hoteleira, bem concebido e enviado pessoalmente aos agentes de viagens, chama a atenção e conserva-se na memória.
 
Pormenorizado
Ao contrário de um anúncio de imprensa ou de televisão, o direct mail permite uma apresentação pormenorizada. Um catálogo, por exemplo, pode ser o complemento da mensagem transmitida.
 
Personalizado
Pode ser facilmente endereçado de forma a realçar o destinatário de um colectivo anónimo. Por exemplo, através do envio de um voucher ou de um cartão em nome próprio.
 
Selectivo
O direct mail permite seleccionar com rigor o público-alvo a atingir.