Dicas dos Negociadores
Integridade
Quando um não quer, dois não brigam. Só persuadimos alguém se possuirmos um pré-requisito: integridade.
 
Contacto Visual
Sem envolvimento não há persuasão. Tudo em si deve estar concentrado nos mais pequenos detalhes. Mantenha contacto visual com o seu interlocutor, desde o primeiro momento.
 
Argumente de forma inteligente
Argumente de forma clara, objectiva e organizada. Reforce sempre os seus argumentos conferindo-lhes lógica. Não se perca em conversa fiada, mantenha a outra parte sempre envolvida.
 
Técnica dos "Sins"
Utilize a técnica dos “sins”. Assim que detectar algum aspecto que o seu interlocutor valoriza, reformule-o e obtenha concordância dele. Dessa forma, irá “habituando” a outra parte a ter uma dinâmica de comunicação positiva.
 
Saiba utilizar o Humor

Tente gerir as suas emoções de forma equilibrada. Negociar sem emoção é uma “seca”. O ser humano selecciona o que vê, o que ouve e o que sente. O humor é uma das formas mais eficazes de aproximar as pessoas. Se o usar, nunca utilize piadas que possam ser entendidas como juízos de valor.

 
Promova a Interacção
Muitas vezes uma boa história ajuda a cativar a atenção da outra parte e a facilitar a interacção. O que é similar torna-se familiar. Se conhecer bem a outra parte e o seu “modus vivendi” ou “modus operandi”, irá certamente encontrar formas de ilustrar os seus argumentos com dados que se aproximem da realidade do seu interlocutor.
 
Seja Imaginativo
Quando sentir dificuldade em conseguir que a outra parte mude de opinião, convide o seu interlocutor a “imaginar” um cenário diferente. Muitas vezes vencemos barreiras, aparentemente, difíceis apenas porque conseguimos que a outra parte aceitasse “fazer de conta”, libertando-se assim de um ponto de vista inicial cristalizado.
 
Esteja Atento

Vá reformulando, periodicamente, os aspectos em que ambas as partes já estão de acordo.

 
Desperte Curiosidade
Faça com que a outra parte sinta que possui valor exclusivo e crie mistério e desperte curiosidade.
 
Ofereça Benefícios
É dando que se recebe. Vá argumentando, oferecendo benefícios. Evite argumentar falando apenas das características dos produtos, serviços ou soluções que está a oferecer.