Dicas dos Negociadores
Use o seu talento para superar a crise

Ter talento, na maior parte das vezes, não é mais do que ver o que os outros vêem, mas agir de forma diferente.

Quem continuar a fazer o que sempre fez, já não vai obter o que sempre obteve. Para superar a crise, deve assumir uma nova atitude totalmente focada no cliente (customer centric).

É o momento para comunicar de forma transparente e evidenciar valor ao cliente: o “segredo” é conseguir fazer o cliente sentir-se inteligente no momento em que toma as suas decisões de compra.

 
Os vendedores do tempo

Não há uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão!

Nos tempos actuais, em que todos somos membros da “sociedade dos sem tempo”, nada pior para começar uma interacção com um cliente (sabendo antecipadamente que tal como nós luta contra a falta de tempo), com frases antiquadas, redutoras e estereotipadas tais como: falar do tempo, do futebol e de outras trivialidades, que só contribuem para gastar tempo ao cliente.

DICA: o Comércio é a arte do detalhe. Descubra algo de positivo que esteja a ocorrer na vida/negócio do seu cliente e comece por aí. Exemplo: Fiquei muito contente quando li no jornal que a vossa empresa...

 
Observe os sinais dos seus clientes
Preste atenção ao seu cliente!
Dê-lhe tempo e espaço para se revelar, e memorize as suas reacções.
Deste modo poderá classificá-lo e saber qual a melhor forma de lidar com cada cliente em particular...
 
Fontes de informação descentralizadas

Utilize e actualize todos os dados que dispõe sobre os seus clientes!
Utilize esta informação para criar um diálogo personalizado com cada cliente, de forma a satisfazer correctamente às suas necessidades.
Ao fornecer novos dados de cada cliente, estará a contribuir para melhorar as futuras relações com o mesmo.

 
Crie valor

Personalize toda a interacção com o seu cliente! Após descobrir quais as verdadeiras necessidades de cada cliente, ofereça-lhe apenas os produtos ou serviços que estes necessitem.

Com esta atitude estará a criar valor ao seu trabalho e não apenas a roubar tempo ao cliente!

 
Fidelizar o cliente

Fidelize o cliente conduzindo os negócios do modo que ele quer, no momento e lugar que ele pretender e utilizando o seu meio preferencial. A adaptação às necessidades do cliente é um factor chave do sucesso de qualquer negócio! Por isso, adapte-se para conquistar o seu cliente!